Iniciativa lançada em abril tem foco nos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com mais de 60 anos. Estados e municípios podem aderir à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa – Estão abertas as adesões à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (Ebapi). Iniciado em abril deste ano, o programa consiste em ações desenvolvidas por Estados e municípios voltadas a quem tem mais de 60 anos, com foco nos inscritos no Cadastro Único para Programas do Governo Federal. O trabalho é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

De acordo com o diretor do Departamento de Atenção ao Idoso da Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano (SNPDH) do MDS, Leonardo Milhomem, o trabalho deve ser desenvolvido em etapas. “A primeira delas é a assinatura da adesão. Logo após, deve haver a criação ou fortalecimento do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, a capacitação dos gestores municipais, a produção de um diagnóstico municipal e a elaboração de estratégia. Também está prevista a criação e execução de lei municipal”, explica. Estados e municípios podem aderir à Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa.

Os municípios têm autonomia para desenvolver as ações – com avaliações periódicas por parte do MDS – e recebem um certificado. A adesão à estratégia pode ser feita no site do MDS, por meio do banner “Amigo da Pessoa Idosa”.

Fonte: mds.gov.br